A comunicação nas empresas
Atrevo-me a afirmar que a grande maioria dos problemas nas empresas está relacionado com a comunicação:
– Boa, menos boa, inexistente… mas sempre a comunicação ou a falta dela.
Quais os pilares nos quais assenta uma comunicação eficaz? Na minha opinião existem 4, isto para a casa não ir abaixo.
- “C’est le ton qui fait la musique”, não o que dizemos mas como o dizemos;
- É o teor, o conteúdo do que dizemos;
- A relevância do que se diz no tempo e no espaço, isto é, a importância do que se diz, quando se diz e onde se diz;
- As pessoas a quem comunico aqui e agora são realmente aquelas a quem esta comunicação deve ser dirigida?
Há seguramente muito mais aspectos a considerar sobre uma comunicação efectiva. Dei preferência à coisa prática uma vez que muitas vezes, comunicações demasiado elaboradas e rendilhadas não chegam ao seu destino nem ajudam a alcançar os objectivos esperados.
A comunicação tem sempre duas vias. Se não for assim, não é comunicação, é um monólogo – a palavra de um. É por isso que se torna fundamental conhecer a realidade vista de diferents perspectivas. Uma boa comunicação é fulcral para clarificar objectivos, alinhar estratégias, definir tarefas, identificar quem é responsável pelo quê… e em último lugar mas não menos importante, para conseguir uma equipa coesa e eficaz.
A comunicação eficaz nas empresas é como o óleo que lubrifica o motor, permite que todos as suas partes funcionem sem atritos nem sobreaquecimento. Uma boa comunicação sabe ouvir e motiva o envolvimento de todos os elementos da organização na vida da mesma, conferindo-lhes a “força” para uma participação activa. Uma boa comunicação garante que todas as partes da organização trabalham na concretização do objectivo comum, ainda que as suas responsabilidades sejam distintas.
Uma comunicação eficaz é viva e entusiasta, envolve e emociona, dá energia e transporta para o lugar onde o impossível de ontem, ainda que dificil de concretizar, passa ser apenas mais um desafio que é possível ganhar hoje.
Os objectivos da organização são alcançáveis através da concretização dos objectivos individuais e estes dependem muito da qualidade da comunicação. Não deve deixar-se de sublinhar no entanto que o trabalho árduo, a cooperação e colaboração entre todos os departamentos, entre todos os colaboradores e entre toda a estrutura organizativa da empresa, são factores também eles importantes.
É fundamental que a comunicação produza conhecimento e que esse conhecimento, através da execução, melhore as competências. Só assim se conseguirão as vantagens competitivas essencias para se ser bem sucedido.
Como se consegue praticar uma comunicação eficaz? Nas “comunicações” formais ou informais, entre colegas ou entre pares, de responsáveis hierárquicos para os seus colaboradores ou vice-versa, a comunicação que funciona, para além dos factores acima referidos, tem de ter sempre um denominador comum e esse denominador comum é o Respeito. Como Lucas escreveu no novo testamento: “Trata os outros como gostas que os outros te tratem a ti!”
Respeito pela experiência e pelo conhecimento. Respeito pelas responsabilidades e tarefas de cada um. Respeito pelas entidades, instituições, clientes… se o Respeito estiver ausente da comunicação, na verdade não se comunica, transmitem-se sons que não ficam registados, por muito que se deleitem os ouvidos de quem os produz. Mas não se iludem, só o Respeito recíproco pelo direitos e deveres de qualquer das partes forma a base sólida para o progresso.
Por José Ferreira Duarte
P.S. Nos próximos posts voltarei a reflectir sobre esta área tão importante na vida das empresas!
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