Coaching 

O que é Coaching?

Hoje há cada vez mais “coaches”  a exercer as atividades de coaching e qualquer um, em qualquer área pode ser um Coach. Banalizou-se tanto esta palavra e são tantos aqueles que hoje se afirmam como “coaches” que existe o risco de perda de credibilidade e consequentemente de desconfiança da parte daqueles que necessitam ajuda efetiva para desenvolver as técnicas e as competências dos seus colaboradores.

Apesar de já ter participado num curso para certificação internacional em coaching, sempre interessante e agradável, principalmente pelas pessoas interessadas que se conhecem, a experiência que acumulei ao longo de décadas é dirigida para o ambiente de trabalho com o foco no desenvolvimento das competências e capacidades (skills and competencies)  das Pessoas no local de trabalho com o objetivo de ajudar ao crescimento da empresa.

Coaching empresarial pode também ajudar a enfrentar os desafios e as dificuldades que surgem no dia a dia das empresas, aos mais diversos níveis, antes que as situações se transformem em problemas. Aliás, tal como dizia com frequência na Alemanha, quando senior managers me abordavam e diziam “Herr Duarte, wir haben ein problem” (Senhor Duarte, temos um problema), sempre lhes respondia: Não, não temos problema nenhum. O que temos é desafios e eventualmente dificuldades que desejamos ultrapassar. Qual é a sua proposta de solução?

Sobre Coaching

Tal como já referi, Coaching é um caminho para ajudar a desenvolver as capacidades e as competências das Pessoas com o objetivo de contribuir para a melhoria da sua performance e consequentemente da performance da organização.  Pode também a ajudar a ultrapassar as dificuldades e os desafios, antecipando-os e lidando com os mesmos antes que estes se transformem em “problemas” de difícil resolução. Coaching é algo que não é usado apenas como medida correctiva, como infelizmente é praticado ainda em muitas empresas, erradamente claro. Coaching empresarial visa ajudar as pessoas de uma forma positiva a explorar os caminhos que estão ao seu alcance para as levar a ultrapassar os seus limites, limites que elas próprias construíram, concretizando os seus objetivos e as suas ambições, beneficiando a organização que representam.

Normalmente uma sessão de coaching é uma conversa, entre o coach e o coachee (a pessoa que deseja melhorar as suas capacidades e competências), na qual o coach se focaliza em ajudar o coachee a encontrar as suas próprias respostas para as suas dificuldades e desafios. Na verdade todos sabemos que as pessoas de uma forma geral, implementam ou executam mais facilmente as soluções em que elas próprias participaram do que as soluções que lhe são impostas. É um processo de descoberta. Um processo através do qual o coachee intervém de uma forma ativa na procura das competências e capacidades que pode e deve desenvolver com vista à melhoria da sua performance e dos resultados globais da empresa.

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A minha experiência como Coach

Um coach no local de trabalho não é nem psicólogo, nem psiquiatra, nem conselheiro, nem treinador, nem consultor, nem professor, mesmo que utilize ferramentes e técnicas destes.

A minha experiência de décadas na liderança de equipas, na área comercial, na área de serviços e na área administrativa, inicialmente e depois na liderança de executivos de topo a nível internacional, em empresas em diferentes estádios de desenvolvimento, nos mais variados setores de negócios e nas mais variadas culturas, permite-me afirmar com garantia que posso ajudá-lo, a si e à sua empresa, a melhorar a sua eficácia e a sua performance, colaborando ativamente no desenvolvimento das competências e das capacidades dos seus colaboradores de modo a que cada um deles seja capaz de atingir o seu máximo potencial.

Tive a oportunidade muito cedo na minha carreira de liderar equipas e de ter tido diversas formações nessa área. Contudo, houve uma formação com Ferdinand Fournies que nunca esquecerei sobre “Coaching for Improved Work Performance” (Coaching para o melhoria contínua da performance profissional). 

Ferdinand Fournies dizia com muita propriedade: “Management is a system of interventions. Things you do to get things done through others“. Na minha tradução diria que management é um sistema de medidas de passos. As coisas que fazes para que consigas ter as coisas feitas través dos outros! No seguimento desta ideia, então coaching pode ser definido como o conjunto das intervenções com uma relação causa-efeito nas Pessoas, que visa a melhoria das suas competências e capacidades de modo a que elas sejam capazes de fazer aquilo que esperas que elas façam. Mais importante ainda é conseguir que elas sejam capazes de ultrapassar as tuas expectativas! Porquê? Porque qualquer CEO, Director de departamento ou chefe de uma sucursal ou equipa tem sucesso quando as suas pessoas são bem sucedidas.

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